quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Pra quem disse que em 2 anos acabaria com as escolas de barracões...


Andando pela Zona Rural do nosso Município o que se constata são o descaso, o abandono e falta de manutenção das escolas do ensino fundamental da rede pública municipal.

Enquanto o ‘prefeito’ canta em prosa, verso e muita mentira pelos quatro cantos da cidade que a educação de Coroatá é de 1ª qualidade, a realidade é outra completamente diferente. Tanto na Sede como na Zona Rural.

Fazer escolas com recursos federais, nos assentamentos do INCRA, é muito fácil. Pois todo o projeto já vem pronto e com o dinheiro destinado para as obras, que não se restringe apenas à construção de escolas, mas também poços artesianos, caixas d’água, postos de saúde, luz elétrica, etc.

Não se ver, por conta da prefeitura de Coroatá, a construção de nenhuma escola de alvenaria, em substituição às de “barracão”, com recursos próprios. Pelo contrário, o que se ver é a destruição destas escolas que foram criadas pela administração passada como paliativo, para suprir a demanda e a necessidade do momento. E que deveriam ser substituídas gradativamente ao longo dos anos por escolas de alvenaria, o que não aconteceu por conta dessa atual administração irresponsável e sem compromisso com a educação.

A falta de condições básicas para que se desenvolva a educação nas escolas de “barracões” instaladas na Zona Rural de Coroatá é fácil de perceber. Não precisa ser perito para se chegar à conclusão de que não existem as mínimas condições de segurança, higiene e saúde para os alunos, professores e demais servidores. É um verdadeiro festival de irregularidades.

Cadeiras quebradas que oferecem riscos de acidentes, paredes e tetos que podem desabar a qualquer momento, banheiros sem nenhuma privacidade e condições de higiene, cantinas que não funcionam, falta merenda, em algumas escolas não tem filtro nem água potável para matar a sede dos alunos e profissionais da educação.

É preciso uma fiscalização urgente por parte das autoridades competentes. É preciso que a população, alunos e pais de alunos denunciem. Chega de fazer vista grossa enquanto a administração pública faz propaganda enganosa sobre a educação da rede municipal.

Vejam as fotos abaixo, que por si só já dizem tudo.