Segunda-feira, dia 20 de dezembro de 2010, um dos capítulos da história do Vasco que mais orgulha os torcedores completou dez anos: a conquista da Copa Mercosul de 2000. O título veio após muita superação dos jogadores, que, depois de estarem perdendo para o Palmeiras por 3 a 0 no primeiro tempo, no Palestra Itália, conseguiram fazer o 4 a 3. O feito foi apelidado pelos cruzmaltinos como "A Virada do Século".
Os gols daquela batalha épica foram marcados por Romário (três vezes) e Juninho Paulista. A missão ainda foi mais dificultada depois que Júnior Baiano foi expulso, aos 32 minutos do segundo tempo, e o time teve que seguir com um a menos até o fim. O grito de campeão veio aos 48 minutos, quando o Baixinho aproveitou um rebote da zaga e colocou para o fundo da rede.
Os cinco minutos-chave da decisão contra o Palmeiras:
1 do segundo tempo: Viola entra no lugar de Nasa. O atacante entrou muito bem na partida e levou o Vasco ao ataque. Ele infernizou os defensores e teve grande importância para a virada.
13 do segundo tempo: Romário cobra bem pênalti sofrido por Juninho Paulista e incia a reação cruzmaltina.
23 do segundo tempo: a história se repete. Em novo pênalti sofrido por Juninho Paulista, o Baixinho cobra no mesmo canto e coloca 2 a 3 no placar.
40 do segundo tempo: Juninho Paulista aproveita cochilada da zaga palmeirense e, de perna esquerda, chuta para o fundo da rede. Era o empate.
48 do segundo tempo: após bate-rebate, a bola sobrou livre para quem sabe tudo dentro da área. Romário não perdoou novamente: 4 a 3 para o Vasco.
VASCO O TIME DA VIRADA!!!!!!