terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ricardo reassume Saúde, sob aplausos, foguetórios e musica de Roberto Carlos.

Com uma grande festa que incluiu até um dos sucessos do “rei” Roberto Carlos, o deputado Ricardo Murad (PMDB) rassumiu na manhã desta segunda-feira o comando da Secretaria de Saúde.

Ricardo Murad abraça Zé Márcio Leite e é observado por Arnaldo Melo

Primeiro aconteceu uma cerimônia reservada no Palácio dos Leões, comandada pela governadora Roseana Sarney. Além de Ricardo e familiares, participaram do ato o presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB), e o chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva.

Roseana nomeou o ex-secretário José Márcio Leite na presidência da Fundação Estadual de Saúde. “O que passou, passou”, disse a governadora em referência à eleição da Assembleia.

O presidente do Poder Legislativo disse acreditar que Ricardo fará um grande trabalho na pasta. “A eleição foi dia 1º e nunca houve rusgas. Foi uma eleição democrática e já está tudo assimilado. Hoje vamos compor os blocos e amanhã as comissões”, completou Arnaldo Melo.

A chegada de Ricardo à sede da secretaria foi triunfal. Ele quase não consegue descer do carro. Foi logo cercado por repórteres, deputados, prefeitos e correligionários.

Cerca de 500 pessoas o aguardavam na entrada do prédio. O som dos aplausos da multidão se misturava ao de fogos de artifício. Alguns servidores ainda cantaram a música “O Portão”, Roberto Carlos, cujo refrão diz: “Eu voltei agora é pra ficar/Por que aqui, aqui é meu lugar”. “Estamos felizes com seu retorno”, dizia uma das faixas na entrada do prédio colocada pelos funcionário.

Devido ao número de pessoas, a transmissão do cargo foi feita no hall de entrada da secretaria, de frente para a Avenida Carlos Cunha. “Mais importante da missão que recebi foi a lealdade, vocabulário que tem sido esquecido”, disse José Márcio Leite.

Num discurso improvisado e usando o microfone acoplado numa pequena caixa de som, Ricardo disse estar saindo da seara política para cuidar exclusivamente da saúde.

“Temos de nos reiventar. A partir de agora Ricardo Murad está dedicado 24 horas para a saúde. Estamos tocando um dos maiores projetos do país, que é da construção de 72 novos hospitais. O José Márcio fez um trabalho extraordinário. Senhores prefeitos, nós vamos ser parceiros. Não vim pra cá para resolver os problemas das unidades de saúde, mas para dar ao Maranhão um sistema de saúde pública”, disse o secretário.

Ricardo é cercado por multidão ao chegar à sede da Secretaria de Saúde

Os prefeitos, inclusive os adversários do governo Roseana, aprovaram a volta de Ricardo para a secretaria.

“Ele é muito determinado. Quando esteve na pasta pela primeira vez teve um carinho enorme por Imperatriz”, disse Sebastião Madeira. “Caxias espera que ele faça um grande trabalho pela saúde do Maranhão”, completou Humberto Coutinho. “Ele nunca deveria ter saído da secretaria. Foi a melhor coisa que aconteceu para os prefeitos”, completou Henrique Salgado, de Pindaré.