quinta-feira, 28 de julho de 2011

Você sabia ?



28 DE JULHO DEU-SE A ADESÃO DO MARANHÃO À INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

O Maranhão antes da vinda da Família Real para o Brasil, era um Estado ligado diretamente à Coroa portuguesa, independente do resto do Brasil.

D.PEDRO I, proclamou a independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822, às margens do Riacho do Ipiranga em São Paulo, tornando o Brasil livre do domínio português. O governador do Maranhão nesta época era BERNARDO DA SILVEIRA PINTO DA FONSECA, não aceitava e nem pelo grande número de portugueses que aqui viviam, a independência do Brasil, e com isto, iniciou uma intensa repressão,visando controlar a propaganda a favor da independência do Maranhão.

SALVADOR CARDOSO DE OLIVEIRA e JOÃO FERREIRA DO COUTO, liderando um grupo de brasileiros, iniciaram no interior do Maranhão como Matões, Caxias, Itapecuru, Pedreiras, Coroatá, Rosário e etc, um movimento de apóio à independência. Esses grupos, juntamente com cearenses e piauienses, conseguiu a vitória, aclamando D. PEDRO I , imperador do Brasil.

Em 26 de julho de 1823, o almirante inglês COCHRANE, a serviço; do imperador, chegou na Ilha de upaon-açu (S.Luis ) e fez com que os portugueses da capital aceitassem a emancipação da colônia, em 28 DE JULHO DE 1823 deu-se a adesão do Maranhão à independência do Brasil.

Com este acontecimento, o Maranhão deixou de ser ESTADO COLONIAL DE PORTUGAL, para constituir-se em PROVÍNCIA DO IMPÉRIO DO BRASIL.Assim, nosso governante, que ante recebia o título de Governador e Capitão-General, passou a ser escolhido pelo imperador e denominado de PRESIDENTE DA PROVÍNCIA DO MARANHÃO.

FONTE : Maranhão Terra das Palmeiras

De : Maria Nadir Nascimento

História do Maranhão

De : Mário M. Meireles