terça-feira, 14 de abril de 2009

MANIFESTO DA JUVENTUDE DO MARANHÃO


MANIFESTO DA JUVENTUDE DO MARANHÃO EM DEFESA DO ESTADO DE DIREITO E DA DEMOCRACIA

A juventude do Maranhão assistiu a chamada “libertação do Maranhão”, cantada e decantada há décadas, por várias gerações. Mas, o que para nós poderia ser um sonho se transformou em uma grande frustação, e o que se viu foi o maior estelionato político-eleitoral de nossa história.

Em nome de libertar o Maranhão, vários desatinos foram cometidos, entre estes, a manipulação de estudantes e da juventude do nosso estado, os quais foram feitos de massa de manobra, nos vários movimentos pré-eleitorais, que culminou com a vitória daqueles que iriam envergonhar a juventude.

A chegada ao poder dos “libertários”, ao contrário do que foi preconizado, não trouxe a sonhada libertação, mas, sim, toda a sorte de nepotismo, autoritarismo, corrupção e outros males, que antes eram combatidos por estes mesmos falsos líderes, que em nome de derrotar uma dita oligarquia, fizeram no governo tudo, o que não se recomenda das leis, e nem mesmo nos aprendizados de boa conduta administrativa.

No que diz respeito a juventude, nossa frustação foi ainda maior, pois a sonhada Secretaria de Juventude, muito bem abastecida financeiramente, que poderia realizar as políticas públicas para os jovens, serviu apenas para realizar as políticas familiares e pessoais de seu titular, sem nenhuma parcimônia.

Agora, depois de ter enganado do povo maranhense e, sobretudo a juventude, querem mais uma vez, agora não mais como “libertários” mas como “balaios”, iludir os estudantes e usá-los como massa de manobra para que estes invadam prédios públicos e se sacrifiquem, enquanto os verdadeiros responsáveis pelo desgoverno que aí está, ficam comprando empresas, adquirindo bens que não se justificam, ou seja, querem usar estudantes e trabalhadores como escudo no sol e na chuva, enquanto “eles” ficam no ar-condicionado.

A juventude sempre foi às ruas lutar por DEMOCRACIA e JUSTIÇA, e não será agora que o TSE, a mais alta Corte da Justiça Eleitoral do país, decidiu pela cassação do governador Jackson Lago, por ter cometido crime eleitoral num processo que é de conhecimento de todos e com todas as garantias constitucionais de defesa, decidiu pela cassação, não podemos negar nossa história, praticando crime de desobediência à decisão judicial para defender um governo ilegal.

O povo espera de nós, jovens, nesse momento político delicado em que passa nosso estado, atitudes sensatas, equilibradas, portanto, não seremos usados como massa de manobra para desrespeitar as decisões judiciais e lutaremos unidos por um Maranhão de desenvolvimento e progresso.

Dessa forma, as entidades que abaixo assinam este manifesto, decidiram em um grande encontro realizado com suas lideranças, em que foi discutida a conjuntura política do Maranhão, adotar nesse momento as seguintes medidas:

1) Pelo respeito às decisões judiciais, notadamente a decisão do TSE, que cassou o governador Jackson Lago;
2) Pela posse livre e sem embaraços da senadora Roseana Sarney e do Dr. João Alberto de Souza, nos cargos de governador e vice respectivamente, caso sejam os embargos julgados improcedentes, ou rejeitados;
3) Pela luta em defesa da efetiva implementação das políticas públicas para a juventude;
4) Pelo respeito às instituições democráticas de nosso país.

São Luís, 12 de abril de 2009.

Umes - União Municipal dos Estudantes SecundaristasIslâne Vieira - presidente

Fesma - Federação dos Estudantes Secundaristas do Estado do MaranhãoMichael Jackson - presidente

AMJ - Associação Maranhense de JuventudeAna Paula Ribeiro - presidente

Unipar - União dos Estudantes do Ensino Superior ParticularJádson Pires - presidente

Fejuma - Federação da Juventude MaranhenseWellington Gouveia - presidente

AJR- Associação da Juventude RibamarenseGleiton Marques - presidente

AME - Associação Municipal dos Estudantes da RaposaDomingos Costa - presidente

AESL - Associação dos Estudantes de São LuísWilisses Vasconcelos - presidente

Umesp - União Municipal dos Estudantes de Paço do LumiarSandro Dias - presidente

AJCMA - Associação da Juventude Cultural do MaranhãoWanderson Moraes - presidente.