quarta-feira, 4 de novembro de 2009

ROSEANA e LOBÃO, na cabeça e no coroação.

                                  

Pesquisa realizada pelo PSDB nacional sobre a sucessão estadual maranhense.


A pesquisa, realizada pelo Instituto Análise - como parte de um levantamento nacional de interesse do partido - foi feita com 2,5 mil eleitores, em todos os 217 municípios maranhenses.

A governadora Roseana Sarney (PMDB) lidera todas as simulações - foram feitas seis. Já o ministro Edson Lobão (PMDB) é o favorito nas duas simulações de disputa ao Senado.

Aos números:

Governo

Na pesquisa espontânea (quando o eleitor cita o nome de sua preferência, sem que lhe seja apresentada qualquer lista de candidatos), Roseana aparece com 33% das intenções de voto, seguida por Jackson Lago (PDT), com 19%. Flávio Dino (PCdoB) aparece com 6%, Roberto Rocha (PSDB), 2%, José Reinaldo (PSB) e Bira do Pindaré 1% cada.

O cenário da pesquisa estimulada apresentou Roseana Sarney, Jackson, Flávio e o que chamou de “outros candidatos”. Roseana teve 42%, Jackson 25%, Flávio 10% e “outros” 8%. Brancos, Nulos e Indecisos somaram 15%.

No terceiro cenário, foram incluídos também Roberto Rocha, José Reinaldo e Bira do Pindaré. Roseana subiu para 43%, Jackson manteve os 25% e Flávio subiu para 11%. Roberto teve 5% das intenções, Bira 2% e José Reinaldo 1%. Brancos, Nulos e Indecisos cairam para 13%.

No cenário seguinte, o Instituto Análise não incluiu Jackson Lago. As intenções de voto em Roseana subiram para 47%. Dino subiu para 17%, Rocha foi a 7%, Bira a 5% e Tavares a 2%. Nulos, brancos e indecisos somaram 22%.

No quinto cenário, o instituto trocou o nome de Roseana pelo de Lobão mantendo todos os possíveis adversários. Nesse caso, Jackson Lago venceria com 28%, seguido de Flávio, com 16%, Lobão com 13%, José Reinaldo e Roberto com 5% cada um e Bira em último, com 2%. Os nulos e brancos e o total de eleitores indecisos, neste caso, somariam altíssimos 31%.

No cenário seguinte, apenas Lobão, Flávio Dino e Jackson foram apresentados ao eleitor. Jackson ficou coim 30%, Flávio com 19% e Lobão com 15%. O mesmo percentual de 31% foi registrado entre os eleitores indecisos e os que votariam em branco ou nulo.

No último cenário os números apresentados foram os de Flávio Dino, Edison Lobão e Roberto Rocha. O comunista teria 24%, Lobão ficaria com 20% e Roberto Rocha com 10%.

Senado

Na primeira simulação para o Senado foi a pesquisa espontânea: Lobão foi o mais lembrado, com 22%, seguido de Jackson Lago, com 18% e Flávio Dino, com 15%. José Reinaldo foi lembrado por 8% dos eleitores, Roberto Rocha e Bira do Pindaré por 5% e Edison Vidigal por 3% dos entrevistados.

Quando o instituto estimulou a pesquisa o cenário ficou assim: Lobão com 24%, Flávio Dino com 18%, José Reinaldo com 10%, Roberto Rocha com 7% e Bira do Pindaré com 6%. Votos brancos, nulos e os que não souberam responder somaram 35%.

A pesquisa do PSDB foi submetida à cúpula do tucanato maranhense, que decidiu não puyblicá-la.´

Só agora o blog teve acesso e divulgou…

Do blog: Marco d’Eça