terça-feira, 3 de novembro de 2009

RICARDO MURAD, um político de vanguarda!



Invenção do secretário Ricardo Murad (Saúde), o Bumba Ilha será realizado no último sábado e domingo (28 e 29) deste mês. A festa será comandada pelos bois da Maioba, Maracanã, Barrica, Nina Rodrigues, Morros e Axixá. A exemplo do Marafolia, os brincantes usarão uma espécie de abadá denominado “couro-de-boi”. A indumentária será distribuída gratuitamente pelas agremiações aos seus simpatizantes. O público que ficar fora do cordão será chamado de “mutuca”.

Os bois sairão da área próxima ao Ipem e percorrerão a Litorânea até a Praça do Pescador. Camarotes serão colocados ao longo da avenida. Não haverá arquibancadas. A ideia é usar a estrutura dos bares ao longo do percurso para que as pessoas possam assistir a apresentação. Cada grupo tem direito a 2,5 mil “couros”. A procura tem sido tanta que o Boi Maioba já pediu mais mil peças. Os bois estão cadastrando seus “foliões” para distribuir a fantasia (cadastre-se aqui para receber a do Boi de Morros).

Uma das maiores preocupações dos organizadores era adaptar os bois de matraca (Maioba e Maracanã) ao som trio elétrico. O resultado, segundo José Costa, um dos produtores do evento, foi “maravilhoso”. “O som das matracas e pandeirões ficou muito bonito e até nos surpreendeu. Nossa preocupação era com grupos de matraca porque os de orquestra já estão adaptados. Serão 35 músicos em cima do trio e o restante embaixo”, explica.

Do blog Décio Sá.