quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Banda Municipal: humilhação, desprezo e ameaças.


HUMILHAÇÃO

É o que o ‘Prefeito’ de Coroatá, através da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, está fazendo com os já tão cansados e sofridos integrantes da Bandinha Municipal de Coroatá, formada, na sua maioria, por profissionais já idosos.

Não bastasse o atraso de quase 6 meses no pagamento de seus salários, os músicos são obrigados a tocar em alvoradas às 5 cinco horas da manhã em cidades vizinhas, e povoados na Zona Rural, tocar em eventos não oficiais, tudo a mando do prefeito e de vereadores do seu grupo.

Nessas viagens sofrem com o desconforto dos paus de araras, sofrem maus tratos na hospedagem, chegam a dormir, às vezes, no chão, em casas que não oferecem a mínima segurança para os mesmos e para os instrumentos, que alguns são propriedades particulares e que os próprios músicos têm que vigiá-los, caso não queiram ficar sem eles.

Sofrem com a precária alimentação que lhes são servidas, são obrigados a comparecer com seus uniformes impecáveis. Uniformes, inclusive, doados ainda no governo do ex-prefeito Rômulo Augusto. Pois nem isso a atual administração procurou renovar. E o mais grave, sofrem ameaças de serem demitidos caso não compareçam aos “eventos”.

Tem mais, o prefeito anda dizendo para os músicos que só vai permanecer com a Bandinha até o dia 31 de dezembro de 2009. E que, a partir desta data, ele não terá mais nenhum compromisso com a mesma. Que esse negócio de bandinha foi invenção do Rômulo Augusto e que ele não vai mais dar continuidade com a Bandinha Municipal. Ou seja, vai extinguir um patrimônio cultural de nossa cidade.

Esses músicos tradicionais, que tantas alegrias deram à população de Coroatá, profissionais que merecem todo o nosso respeito e admiração, profissionais que merecem ser valorizados e melhor aproveitados, que poderiam está em oficinas de arte, recebendo para ensinar música aos jovens coroataenses, estão sendo tratados com desprezo, com ameaças e sendo humilhados pela administração atual do Prefeito Amovelar.

Como já é de costume do Amovelar acabar com tudo que é bom e funciona em Coroatá, agora ele quer fazer mais esta maldade com esses senhores da nossa cultura e dizimar com mais um legado das administrações passadas.

Esta é a solução encontrada por esta administração falida, incompetente e incapaz de, pelo menos, manter funcionando o que foi deixado em perfeito estado pelos seus antecessores.

Esse é o verdadeiro Luís da Amovelar. Não se deixe enganar !

Ele não é daqui e não tem compromisso nenhum com Coroatá !