domingo, 18 de janeiro de 2009

COROATÁ, TERRA SEM LEI OU AUTORIDADES NEGLIGENTES ?


Insuportável, é o barulho causado pelos carros de som de publicidade, carros de som particulares e motos com escapamentos kadrom em Coroatá. A coisa tá de um jeito que eles não respeitam mais hospitais, escolas, igrejas, tanto faz se é final de semana ou qual o horário do dia ou da noite. A verdade é que aqui ninguém pode mais estudar, tabalhar, fazer o seu culto relegioso ou ter o seu sossego na hora de dormir. Durante a madrugada o barulho das motocicletas fazendo pegas em plenas ruas e avenidas do centro da cidade e o som dos bares ou dos carros particulares em altíssimos volumes são incômodos rotineiros. Os carros de publicidades não respeitam os horários e o volume que a lei permite. Sabemos que todos precisam trabalhar e tirar o seu sustento, mas que o façam dentro das normas da lei, afinal o direito de um cidadão termina onde começa o do próximo.

Há mais ou menos dois meses em uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com os Magistrados e autoridades do Ministério Público, Policias Civil e Militar de Coroatá, eu abordei, naquela ocasião, sobre a enorme poluição sonora em nossa cidade e perguntei a um dos Juizes presentes, quais as medidas que eles pretendiam tomar para acabar ou pelo menos amenizar o barulho que tanto incomoda as pessoas. O nobre magistrado me respondeu que não era de sua alçada e que caberia à Polía Militar fiscalizar e tomar alguma providência, e disse que a mesma nada poderia fazer pois não estaria equipada com os aparelhos que medem os decebéis, e disse ainda, que se alguém se sentisse incomodado com o barulho que movesse uma ação judicial em grupo ou individual através do Ministério Público para que eles pudessem tomar alguma providência.

Agora cá entre nós, é preciso de aparelho para medir o som? será que apenas de ouvido não é suficiente para saber que o som produzido por alguns aqui em Coroatá é enssurdecedor?

A verdade é que a população não aguenta mais tanto descaso e vista grossa das autoridades, todos exigem uma medida de caráter urgente para dar uma solução a tal problema. A Polícia Militar não pode ser omissa e tem que honrar o seu nome como instituição, independente que é, cumprindo e aplicando a lei à TODOS, mas à TODOS mesmo, para não ser desmoralizada e desacreditada pela sociedade que paga seus impostos e quer ver o retorno tranformado em seus direitos garantidos por lei.