domingo, 15 de março de 2009

NOTAS RÁPIDAS.

Pisando na bola
A semana que passou, que poderia ter sido marcada por intensas articulações políticas, terminou contaminada pelo aumento da agressividade do grupo que cerca o governador Jackson Lago. Se expressando em tom de desespero, os chefes balaios desfiaram uma bateria de impropérios contra líderes da oposição e aumentaram o tom da ameaça suicida caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirme a cassação do chefe maior do “movimento balaiada”.Balela para impressionar incautos políticos, as ameaças vão de mobilização “do povo”, passam por insinuações de quebra-quebra e incêndios, insubordinação civil e chegam à transformação do Palácio dos Leões numa barricada mambembe, onde os insurretos se manteriam e chegariam ao extremo de tirar a vida. Tudo dito em tom melodramático, como se o cidadão comum estivesse interessado nessa visão atrasada de fazer política, mais parecida com um roteiro de chanchada. Protagonistas: Domingos Dutra, Márcio Jardim, Valdinar Barros, Franklin Douglas, e, com menor dramaticidade, o próprio governador.Quebrar por quê? Incendiar a quê? Matar-se por quê? Contra uma decisão judicial legítima, tomada pela mais alta Corte eleitoral do país? Essa turma não mais quer respeitar decisão judicial? Essa turma está mesmo fora de eixo e de contexto. O tempo de fazer bravata já passou e a maioria dos maranhenses aprova a mudança, porque ela é fato e está sustentada em provas irrefutáveis de que o governador Jackson Lago foi o beneficiário direto da gigantesca fraude eleitoral, financiada com o dinheiro público, que mudou o curso da eleição em 2006. Basta lembrar que no primeiro turno Roseana Sarney recebeu 1.282.53 votos contra apenas 933.098 de Jackson Lago. O resto da trama os maranhenses já conhecem.O governador e seus aliados “extremistas” encontram-se tão fora de sintonia com a realidade que não percebem a distância que a população mantém do tal “acampamento balaiada”. A melhor demonstração de que o governador e sua turma estão andando na contramão está numa enquete feita no sítio do próprio Jornal Pequeno, com a seguinte pergunta: “Você concorda que Roseana Sarney assuma o Governo pela via judicial?”. No início da tarde de ontem, o resultado era o seguinte: 62% responderam que concordam, enquanto 38% disseram que não.Resumo da opereta: os balaios extremados estão pisando na bola.

Ataques
Os chefes mais destacados do “acampamento balaiada” não param de agredir ministros do TSE.Os ministros Ayres Britto, Eros Grau, Félix Fischer, Ricardo Levandowski e Fernando Gonçalves estão sendo atacados, de maneira grosseira e desrespeitosa, pelos chefes e chefetes do “acampamento balaiada”.O pior: os ataques são gratuitos, sem qualquer motivo ou argumento que pelo menos leve à reflexão.

Para decidir
A senadora Roseana Sarney deve voar para São Paulo nos próximos dias para ser, ali, submetida a uma bateria de exames com o objetivo de avaliar as condições do aneurisma descoberto em seu cérebro.É com base nos resultados que os médicos dirão quando deve ser realizada a cirurgia.

Decisão técnica
Ao contrário de algumas notas divulgadas na imprensa nacional, Roseana Sarney não está condicionando a cirurgia à confirmação ou não da cassação do governador Jackson Lago.Ela tem conversado com seus médicos sempre com a determinação de que a operação pode ser feita a qualquer momento.A data da cirurgia, portanto, será uma decisão técnica e não política.

Cuidado!
O deputado federal Domingos Dutra (PT) já deu motivos suficientes para ser processado por quebra do decoro parlamentar.Tudo comprovado em declarações a jornais, rádios, TVs e até em discursos em trios elétricos, ele pode responder por incitação à violência, baderna, ameaça à integridade de logradouros públicos e até ameaças de morte.Documentos provando o desequilíbrio emocional do deputado por causa da cassação do governador Jackson Lago já estão em poder da Polícia Federal, do Ministério Público e do Ministério da Justiça.

Ação preventiva
Membros da bancada federal do Maranhão vão externar, na Câmara Federal e no Senado, a agressividade dos aliados do governador Jackson Lago.E pedirão que a Justiça garanta a segurança necessária para que a mudança de governo a ser operada, caso o TSE confirme a cassação, transcorra em clima de segurança, dentro dar normas.É assim que funciona no estado democrático de direito, que não comporta operetas dramáticas.RIDÍCULOO vice-governador Luiz Porto (PPS) parece ter uma coleção das bizarras camisas-bandeira que ele resolveu usar desde que teve o mandato cassado no TSE.Na tentativa de inauguração dos apartamentos do PAC, quarta-feira, ele usava uma com listas verticais; já na manifestação de Imperatriz, as listas eram horizontais.Em comum, apenas um fato incontestável até por aliados do próprio Porto: as duas camisas são ridículas.
(Reproduzidas do Jornal O Estado do Maranhão)