terça-feira, 5 de maio de 2009

COROATÁ: EDUCAÇÃO NOTA ZERO!

O Colégio Diocesano, ainda é o melhor de Coroatá!Centro Educacional Leda Tajra - escola estadual que obteve o melhor desempenho!Centro Educacional João Lisboa, a pior escola estadual de Coroatá!

Saiu à classificação do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, que avaliou as escolas públicas e privadas do estado do Maranhão. E pasmem! A educação de Coroatá decepciona! Está completamente comprometida para os próximos dez anos.

Embora, valem salientar e parabenizar à direção do Colégio Diocesano de Coroatá, sob a direção da Profª. Maria Baiano e o corpo docente daquele estabelecimento. O Diocesano obteve no ranking a 74ª colocação geral, na categoria de escola particular, com a média de 49,58. O Jardim Escola Crescimento Ltda. É a 1ª particular colocada com média 69,48. Localizada em São Luís-Ma. A Unidade Integrada Emésio Dário de Araújo ocupa a posição na 565ª, na avaliação com média de 29,58. Também localizada na capital do estado, categoria estadual.
Por outro lado, as escolas do ensino médio da rede pública estadual são as que apresentaram o pior desempenho. Elas refletem a causa-efeito originado das escolas municipais. Isto é, a base educacional do município está com carcinoma maligno sintomático. As escolas que ocupam e apresentam as piores colocações e médias de Coroatá, segundo avaliação do ENEM pela ordem são as seguintes: Centro Educacional Leda Tajra – 294ª/Média 42,43; Centro Educacional Maria José Dias Trovão – 307ª/Média 42,31 (diurno) – 365ª/Média 41,39 (noturno); Centro Educacional Clodomir Milet - 455ª/Média 39,25; Centro Educacional Luiz Montenegro Tavares – 469ª /Média 38,93; Centro Educacional João Lisboa – 528ª/Média 36,73 (diurno) e Centro Educacional João Lisboa – 543ª/Média 35,88 (noturno).
O ENEM tomou como base dados avaliados do ano de 2008. Quem quiser checar a relação das escolas, acima mencionadas é só clicar, AQUI. Isso demonstra o total despreparo do Secretário de Educação de Coroatá, Profº. Odair José e diretores dos respectivos estabelecimentos de ensino, tanto da rede pública municipal e estadual.
O prefeito LUÍS DA AMOVELAR (PDT), que em conluio maquinou e orquestrou retaliações, perseguições e demissões em rito sumário dos profissionais da educação de Coroatá. Os mais capacitados e graduados profissionais da educação local, devido às ‘discriminações políticas e eleitorais’, não tiveram sequer a chance de prosseguirem lecionando na rede de ensino pública do estado e município. Enquanto isso, a educação do município também está falida, sucumbida e apresentando esses índices discrepantes. A educação de Coroatá perdeu valores e referências de antigamente, quando conquistados nas administrações anteriores. À época todos os profissionais da educação eram treinados, capacitados e graduados. Entretanto, os professores recém-contratados e que, foram admitidos através de um seletivo esdrúxulo, cujos atuais e supostos professores são apadrinhados e indicados pelos correligionários políticos às caladas da noite, à base do “Q.I. – QUEM INDICOU” ou do ‘DEDÔMETRO’, sem nenhum critério pedagógico, e não possuem sequer, nenhuma titularidade curricular comprovada. É sabido por todos que têm professores inabilitados, incapacitados e despreparados que estão atualmente se passando por professores em salas de aula; escrevendo no quadro-negro: “JOZÉ DE ARRIBAMAR!”.
A LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Lei de nº. 9.394/96 prioriza a ampliação da oferta para a contratação dos profissionais de educação, reivindicando e garantindo financiamento para melhorar a educação, e condena veementemente essas discrepâncias, anomalias e excrescências praticadas nas escolas do município de Coroatá, sob os pontos de vista da formalidade, imparcialidade, impessoalidade, publicidade e legalidade. Assim, fica inviável se fazer uma educação sadia e de boa qualidade com a otimização da aprendizagem. O governo federal, através do MEC canaliza centenas de recursos ao município, que logo são desviados acintosamente pelo prefeito, secretário e diretores inescrupulosos. Para recapitular, só em 2005, da Secretaria de Educação do Município de Coroatá foi surrupiado cerca de R$ 16 milhões, segundo levantamento feito pelos técnicos da CGU – Controladoria Geral da União.
Agora, A OPERAÇÃO RAPINA IV deflagrada na Região Tocantina, dia 28 de abril, prendeu os ex-prefeitos e gestores dos municípios de Montes Altos, São Pedro D’Água Branca e Governador Edison Lobão, quando juntos desviaram R$ 14 milhões. Participaram da operação 170 policiais federais, com o apoio de 25 analistas da CGU para o cumprimento de 21 mandados de prisão e 42 mandados de busca e apreensão, além de 15 mandados de condução coercitiva, expedidos pela Justiça Federal do Maranhão. Vários crimes foram verificados, desde a Falsificação de Documento Público, Falsificação de Documento Particular, Falsidade Ideológica, Uso de Documento Falso, Peculato, Emprego Irregular de Verbas Públicas e Formação de Quadrilha ou Bando, todos do Código Penal, além de Fraude e Licitação da Lei 8666/93 e Lavagem de Dinheiro, prescrito na Lei 9.613/98, todos na medida de sua culpabilidade. Esse mesmo quadro, ora descrito foi constado em Coroatá. A CGU apurou também, na prefeitura de Coroatá fraudes nas licitações, balancetes contábeis e que, utilizaram até notas fiscais falsas e frias das empresas de fachada, no intuito de encobrir desvios e apropriações ilícitas de recursos públicos oriundos da União por meio de convênios, fundos e planos nacionais. O esquema é quase perfeito! São quadrilheiros profissionais! É igual ao das organizações criminosas, mas será fatalmente desbaratado pela PF. Os ‘modus operandis’ que envolveram na época escritórios de contabilidade, secretários e empresários. Isso tudo é real! É uma verdade comprovada! O que falta agora para a PF meter na cadeia esses ladrões, não é? Moral da história - esperamos que logo seja deflagrada a OPERAÇÃO RAPINA V, que é eminente aqui na Região dos Cocais.
Então, pergunta-se: Quantos mandados de prisão temporária, de busca e apreensão e de condução coercitiva serão expedidos, pela Justiça Federal do Maranhão, no caso, de Coroatá? Já que o crime aqui praticado, quanto a sua proporcionalidade é muito maior do que se pensa?
AGUARDAMOS ÀS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS COM A MÁXIMA URGÊNCIA! Afinal, a educação é o princípio de tudo!

(Do blog Coroatá em debate)