sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Refinaria ‘é emprego na veia’ diz Dilma.


A ministra afirmou que a obra vai se transformar em um fator de desenvolvimento para a região e pode abrir um ‘novo capítulo’ no desenvolvimento do Nordeste. Segundo ela, a nova refinaria, quando estiver operacional em 2015, poderá contribuir na exportação de petróleo refinado.

Com o beneficiamento do produto, ela acredita que o país possa se livrar da “tal maldição do petróleo”, que afeta países que apenas exportam o óleo bruto e dele retiram pouco retorno. A ministra avalia que a refinaria possibilitará ao país disputar o mercado de combustíveis na Europa, Estados Unidos e também no Japão.

Sem citar números, a ministra afirmou que toda refinaria gera uma “quantidade imensa” de empregos e ainda demanda equipamentos e serviços. “Não é aqui que estão os principais recursos de petróleo, mas o refino pode muito bem ser aqui”, disse, defendendo a medida como uma forma de diversificar os estados beneficiados pela exploração do pré-sal.

A localização da refinaria, batizada de Premium 1, foi apontada também como estratégica. Um dos motivos é a boa condição do porto local, cuja maré tem elevação de sete metros e diminui os custos com dragagem.

A ministra ressaltou que a iniciativa vai mudar Bacabeira, cidade cuja estimativa populacional em 2009 segundo o IBGE era de 15.574 habitantes. “É um processo do qual podemos perfeitamente dar conta dele.” Para diminuir os efeitos negativos do deslocamento de população para a região, ela defendeu a formação de mão-de-obra local. “Se não privilegiar a população local, isso sim pode servir para pressionar a infraestrutura.”

Do blog Décio Sá (imirante.com)

É a credibilidade e a confiança que o Presidente Lula tem na Governadora Roseana Sarney, quem ele conhece muito bem e sabe da sua reputação, capacidade e do compromisso que ela tem com o seu povo e com o seu Estado.

PARABÉNS MARANHÃO... PARABÉNS GOVERNADORA ROSEANA SARNEY. !!!!